Trechos da conversa realizada no dia 14 de junho de 2022 sobre Dança e Criação
Com: Fernando Lima – professor, coreógrafo e bailarino, atua nas modalidades jazz e dança contemporânea. Diretor do Grupo de Dança Fernando Lima e Proprietário do Centro de Dança e Pesquisa Fernando Lima. Ministra workshops e trabalha na criação e pesquisas de espetáculos em todo sul do Brasil. Premiado em diversos eventos de dança no Brasil e nos editais de apoio à cultura e lei do Mecenato na cidade de Joinville (SC). Atuou como bailarino e assistente coreográfico na Moa Nunes Dance Company na cidade de Luxemburgo, ministrou aulas de dança em escolas de Luxemburgo e Bruxelas (Bélgica) e atuou como coreógrafo na Cia Jovem da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil.
Ira Dorsey – artista da cidade de Joinville (SC) que utiliza da dança como ferramenta de ruptura do sistema, discussão de gênero e decolonização. Intérprete-criadora, dirigiu o “Experimento Espetáculo Corpos Oníricos”, com o Projeto Labart (@projetolabart). Integra a organização da “Raxa Batalha All Styles” que irá para a sua 6°edição. Pesquisadora e entusiasta da cultura Ballroom, e atualmente Mãe da “Casa Indigo”, a primeira house da cidade de Joinville (SC). Em 2022 tomou posse como conselheira titular da Setorial de Teatro e Circo do Conselho Municipal de Política Cultural de Joinville.
Maria Renara – Artista paraense, professora e pesquisadora das Danças de Rua, Técnica Contemporânea e Dança Terapia. Bacharel em Dança pelo Centro Universitário Unimetrocamp. Foi cofundadora da Cia ANIMUS – Unimetrocamp, na qual atuou como vice-diretora e intérprete-coreógrafa (2017-2019). Atuou na Cia Eclipse Cultura e Arte, sendo intérprete-coreógrafa dos grupos FUNK-E e Mulheres Funkstyle. Atualmente leciona aulas de danças urbanas e dança contemporânea no Studio de Dança Marcela Carvalho e na Dunamis Escola de Dança; é Administradora do Coletivo de dançarinas Poppers brasileiras Elektras Booggie; e é colaboradora e intérprete do Projeto Labart.