Nos dias 13 e 20 de junho de 2022, foram realizadas entrevistas online com Vera Torres, Jessé Cruz e Nathã Schug, pesquisadora e pesquisadores residentes e atuantes no estado catarinense, para conversar sobre a dança em Santa Catarina, a fim de promover um intercâmbio de memórias e aproximar experiências.
Vera Torres – doutora em Estética, Ciências e Tecnologia das Artes: Teatro e Dança e mestre em Artes: Dança, ambos pela Universidade Paris 8, França; mestre em Comunicação e Semiótica – PUC/SP. É professora aposentada da UFSC, onde atuou de 1997 a 2019. Organizou várias publicações que abordam, principalmente, o contexto da dança no estado de Santa Catarina. Curadora e membro da equipe de coordenação da Semana da Dança UFSC (2012 a 2020) e do Projeto Tubo de Ensaio – Corpo: Cena e Debate (2001 a 2016); Coordenadora do Ciclo de palestras e debates Café com Dança – UFSC (2013 a 2018); idealizadora e coordenadora do acervo digital Midiateca de Dança (desde 2019, em parceria com Jussara Xavier e Sandra Meyer).
Jessé Cruz – doutorando na UFPR e mestre em Educação na FURB. Coordenador do Curso de Graduação em Dança da FURB. Tem como foco central de pesquisa as culturas afro-brasileiras, as de matriz africana e os povos originários indígenas. Atua como professor, jurado e coreógrafo convidado em diversos locais e instituições do Brasil, como a Escola do Teatro Bolshoi, a Universidade de Passo
Fundo e Carnaval (RJ, SP e SC). Membro do Conselho Científico da Associação Nacional de Pesquisadores em Dança (ANDA).
Nathã Schug – licenciado em Dança, pós-graduando em Linguagem e Poética da Dança e Mestrando em Educação – todos os cursos pela FURB. É Bailarino da Cia Studio Liss desde 2012 e participou de cerca de 40 festivais, como o Festival de Dança de Joinville, Meio Oeste em Dança e Festival Internacional de Hip Hop. Proponente e diretor executivo do Projeto |ENTRE| – contemplado no Prêmio Elisabete Anderle 2021; mediador e diretor do Projeto Conversas de Dança – contemplado no Edital Hebert Holezt de Blumenau. Recentemente foi empossado como vice-presidente do Conselho Municipal de Cultura de Jaraguá do Sul.
Leia o texto artigo “Como dançar em Santa Catarina?”: